sábado, 14 de novembro de 2009

Ainda sobre os 300 Anos do Recife...

A Revista Algo Mais publicou (edição 44, novembro/ 2009) artigo a respeito dos trezentos anos de emancipação do Recife. Eu, Leonardo Dantas, José Luíz da Mota Menezes e Mário Ribeiro temos nosso conhecimento e opinião mencionados no texto. Todos ressaltaram a importancia do conjunto arquitetonico e monumental, e dos acervos documentais da cidade. Recife, um município de tantas histórias, merece mais atenção ao seu patrimonio material e imaterial. Destacar seus valores, preservar suas memórias, discutir suas histórias são caminhos para motivar os cidadãos recifenses a acreditarem mais em si mesmos e nas possibilidades da capital pernambucana ser melhor do que já foi um dia e do que é hoje.

3 comentários:

Luiz Santos disse...

Zélia, não pense que esqueci do seu blog! hehehehe

Ultimamente estou muito aterefado, preparando aulas, estudando os assuntos do último período do curso de História, entre outras coisas que me fazem ficar um pouco distante das leituras da internet.

Fico feliz em saber que mais um artigo sobre a cidade do Recife foi publicado. Atualmente estou fazendo leituras a respeito do Recife no início do século XX (não sei porque, mas a década de 1920 me chama muita atenção), talvez essa publicação possa me ajudar! =D

Ahh, também estou iniciando um trabalho com alunos do Liceu relacionado com Educação Patrimonial e provavelmente vamos fazer uma apresentação sobre o Bairro do Recife, fazendo isso que você sugeriu no texto: "destacar seus valores, preservar suas memórias, discutir suas histórias são caminhos para motivar os cidadãos recifenses a acreditarem mais em si mesmos".

É impressionante como grande parte da população daqui não conhece a História dessa cidade tão linda. Infelizmente é uma realidade.

Mas estou disposto a difundir um pouco de conhecimento sobre o Recife! hehehe =D

Abraço do colega virtual! =P

Lyana disse...

Olá , Zélia . Você tem alguma noticia de quando o APEJE vai ser reaberto ? Tenho fuçado a internet procurando , mas até agora nada . Também sou estudante de História da UFPE , pesquiso sobre eleições no 2 º Império e estou sendo muito prejudicada por essa falta de acesso a documentação ( apesar de que as instalações do APEJE realmente se encontravam em situação bem precária ) .

texto sobre disse...

Oi, Lyana! Hoje mesmo saiu notícia a respeito no NETV da tarde; segundo o diretor, estão em processo de aproveitamento dos concursados na última seleção da Secretaria de Educação do Estado; o problema apontado foi a insuficiência de funcionários; creio que, pelo andar da carruagem, ainda vai demorar um pouco... Também estava querendo pesquisar alguns detalhes para a tese, mas... Só espero que agilizem e realizem as obras necessárias. Creio que é necessário uma pressão maior de todos para que as mudanças aconteçam para melhor.