quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Cidade Vermelha. A Experiência Democrática no Pós-Estado Novo. Recife, 1945-1955.

Ontem aconteceu minha defesa na UFPE. A banca foi composta pelos professores Drs: Antonio Paulo Rezende (orientador), Christine Dabat, José Batista Neto, Denis Bernardes e George Felix Cabral. Foi um momento de agradável discussão e reflexão sobre esse meu trabalho. As sugestões, elogios e observações dos professores foram muito bem recebidas e creio que poderei ainda dar conta de algumas para a publicação final. Aqui vai o resumo da tese. Em breve conto mais.

"Esta tese se baseia no estudo de variadas fontes históricas e obras bibliográficas para falar da experiência democrática no Recife no intervalo de tempo entre o fim do Estado Novo, 1945, até a conquista da autonomia do município em 1955; todavia, ressalta a imprensa como uma das fontes privilegiadas. Nesse percurso, localizamos a experiência democrática em diversas instancias, mais especificamente: na cultura, na política, no trabalho e no cotidiano. Este esforço foi subdividido em quatro capítulos: o primeiro trata da modernidade, a moda, novas tecnologias e novos lazeres em meio a tradições culturais; a presença norte-americana; modos de democratização de acesso a bens culturais e a percepção do ser democrático na sensibilidade em relação ao outro, particularmente a mulher. O segundo capítulo estuda a liberdade de expressão, tão cara à democracia: a imprensa e seus publicistas, o movimento partidário e feminino, a charge e a propaganda são os pontos destacados. O terceiro capítulo se refere à movimentação sóciopolítica no Recife em campanha pela democracia, contra a ditadura e a favor de grupos partidários: estudantes, trabalhadores e comunistas. No quarto e último capítulo tratamos do Recife Comunista e Base Militar, da Câmara Municipal do Recife enfrentando as problemáticas urbanas, bem como sua luta pela autonomia".

4 comentários:

KIKA disse...

Zélia, não sei qual foi teu curso. Minha prima (Giselle Guimarães, terminou pedagógia - e a tese dela foi em cima da história de minha mãe).

PARABÉNS PELA VITÓRIA!!!!

bjs e muita Paz e bênçãos para ti, ótima semana.

Cris/Kika

texto sobre disse...

Obrigada, Kika!
Minha tese é de História. Um dia quase voeei para pedagogia, mas preferi entender o processo de aprendizagem dos seres humanos no decorrer do tempo...
Um grande abraço, Zélia.

Cecília Arruda disse...

Profª Zélia,

Sou admiradora do seu trabalho, fiquei encantada com o livro Veneza Brasileira x Mucambópolis e estou ansiosa pela sua tese.

Há chances dela ser publicada também?

Seus escritos são referência bibliográfica para a minha monografia de especialização.

Abraços!

texto sobre disse...

Oi, Cecília! Obrigada! Bem, a tese foi indicada para publicação, mas vai depender de uma seleção do Programa, da Propesq e por aí vai... Com o "Veneza" participei de um concurso literário, mas dessa vez, realmente não sei. Estou fazendo os acertos finais para entregar as cópias e tem uma mídia que ficará disponível no banco de teses da UFPE.
Precisando de algo para o seu projeto, se estiver ao meu alcance, estou a disposição.
Um abraço!