terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Ritual de passagem

Amanhã será um novo dia/ da mais louca alegria/ que possa imaginar. Amanhã a luminosidade/ alheia a qualquer vontade/ será pleno/ será pleno...
31 de dezembro de 2008. Todos se preparam para a passagem. Que passagem? A passagem do ano. É importante que todos estejam arrumados, de preferência de branco. Muito brilho, barulho, abraços, beijos; espocar de rolhas, de fogos; música alta, dança, embriaguez; comida, muita comida, de preferência de animais que fuçam pra frente. Queremos seguir pra frente. Passado é lembrança, as vezes, indesejada, mas também podem ser momentos singelos de saudade. Retrospectiva, a imprensa escrita e televisiva adora fazer retrospectiva. Nem sempre é uma boa idéia recordar, principalmente as tragédias; fico pensando nas famílias que as sofreram, mas elas acabam sendo a notícia da vez, pela falta de criatividade de produtores dispostos a provocar emoções no telespectador.
Ano Novo. Muitos correm para a praia na esperança de que o mar carregue suas angustias, desventuras. e insucessos. As ondas lavam. A esperança é revitalizada. O importante é continuar.

Nenhum comentário: