sábado, 10 de janeiro de 2009

Uma tese pra escrever

Estou escrevendo uma tese de doutoramento em História. Não é um trabalho fácil, mas, apesar das dificuldades, é prazeroso para quem gosta do que faz. No momento, o desafio maior tem sido conciliar: realizar o trabalho sem deixar de dar atenção à família, a casa e até a mim mesma. Ao postar esse texto estou tentando retomar. Passado as organizações de final de ano, as festas, a primeira semana de 2009 faço fé que serei mais disciplinada agora e empreenderei um ritmo mais constante. Preciso.
Minha tese é sobre as experiências democráticas dos recifenses entre 1945 e 1955. O fim do Estado Novo e da II Guerra promovem elementos e regras novas de convivência social e política. Período compreendido como de redemocratização; a Constituição de 1946 marca o retorno ou o estabelecimento da democracia no país; não há um consenso, para alguns grupos, como os proletários, nunca houve democracia no Brasil; e, entre esses, os partidários de Vargas acreditavam que a democracia já existia com Getúlio Vargas, uma democracia social. Os políticos pernambucanos da oposição buscavam referenciais mais distantes: os ideais de democracia e liberdade estariam no espírito de luta manifestado na expulsão dos holandeses, nas revoltas liberais do século XIX e na luta abolicionista de Joaquim Nabuco; outros, particularmente os que viveram o movimento tenentista, reconhecem uma experiência democrática vivida no intervalo de 1930 a 1937.
Recife reabre sua Câmara em dezembro de 1947, e luta até 1955 para reaver sua autonomia política, é interessante observar o esforço para haver uma convivência democrática entre grupos tão opostos como os comunistas e os integralistas nas assembléias; mas a tese não é de história política. Democracia é compreendida como uma atitude, e a proposta é percebê-la além do espaço político institucional, senti-la também na prática social cotidiana, nas relações de convivência, na produção cultural.
À medida que irei estudando, pesquisando, produzindo tentarei postar algo. Portanto, não se espantem se demorar a postar; é por uma boa causa.

Nenhum comentário: